@eltiempo.es

O aviso entra em vigor a partir das 15h desta quarta-feira até às 21h de quinta-feira.

O comandante da Proteção Civil Pedro Nunes alertou em conferência de imprensa, ao final da manhã desta quarta-feira, para as condições meteorológicas adversas que a depressão Elsa vai trazer ao nosso país durante as próximas horas.

Até às 21h de quinta-feira irá verificar-se um agravamento do estado do tempo, com chuva forte e persistente em todo o território português.

“Há uma possibilidade muito grande de quedas de árvores”, deslizamento de terras ou de pedras e ainda “existirão com certeza” problemas com a agitação marítima nas zonas costeiras.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro sob aviso laranja, esta quarta-feira, devido à forte chuva, que será acompanhada de ventos fortes e possíveis trovoadas.

Com aviso amarelo encontram-se os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, devido ao vento forte, que poderá chegar com rajadas entre os 85 a 110 quilómetros por hora.

Com o decorrer do dia a situação meteorológica irá agravar. Para esta quinta-feira, dia 19, o IPMA colocou Braga, Viana do Castelo e Vila Real sob aviso vermelho devido à forte precipitação e ainda 14 distritos sob alerta laranja, com exceção de Évora que estará sob aviso amarelo.

@IPMA 19.12.2019

Quanto às ilhas, o arquipélago dos Açores está sob aviso laranja em todo o território. Já na Madeira, a parte norte das ilhas será a mais afetada pelo temporal.