Queda de bolas de granizo gigantes durante trovoada causam o pânico em Bragança

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já tinha emitido alerta amarelo devido às trovoadas no Norte do País.

O mau tempo chegou a Portugal este sábado e a queda de granizo já atingiu Trás-os-Montes, com bolas de granizo praticamente do tamanho de laranjas a caírem na vila de Mogadouro, em Bragança, e a causarem destruição.

Uma forte trovoada acompanhada de chuva e granizo provocou danos avultados principalmente na agricultura ao nível das vinhas, olivais e soutos em vários pontos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, disse à Lusa fonte dos bombeiros de Mogadouro.

De acordo com José Carrasco, comandante dos bombeiros de Mogadouro, os operacionais foram “solicitados para várias ocorrências em vários pontos do concelho”, acrescentando que os maiores prejuízos relatados foram ao nível das culturas agrícolas.

Já o presidente da junta de freguesia de Tó, no norte do concelho de Mogadouro, António Marcos, disse que o granizo que caiu na sua aldeia durante cerca de uma hora provocou danos avultados na agriculta, descrevendo as pedras de granizo como semelhantes a bolas de pingue pongue.

As bolas de granizo que caíram durante a tarde deste sábado ainda são visíveis em vários pontos da vila, onde decorre o festival Terra Transmontana.