O texto a Cristiano Ronaldo que está a emocionar o mundo

O texto foi escrito por um português e dedica-se sobretudo às pessoas que gostam de criticar Cristiano Ronaldo. Em poucas palavras, aborda as origens humildes do português e por tudo o que passou para se tornar na pessoa de sucesso que é hoje.

“Já tudo foi dito e escrito sobre a vida de Cristiano Ronaldo, mas as pessoas tendem a esquecer. As pessoas são invejosas e têm memória curta.

Esquecem-se que vem de família pobre, quão pobre? Bastante. Mais do que a maioria.

Esquecem-se que veio para Lisboa sozinho, aos 11 anos, para um mundo novo sem ninguém da família para o apoiar.

Esquecem-se que chorou tudo o que tinha a chorar, à noite, na almofada, na academia do Sporting quando tinha saudades dos pais.

Esquecem-se que ele trabalhou, diariamente, anos a fio, para chegar onde chegou.

Dizem que ainda hoje é o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos, fora as imensas horas extra que teve que fazer (e ainda faz) no ginásio para ter um corpo quase à prova de lesões.

Esquecem-se que o pai perdeu a vida cedo.

Esquecem-se que foi com 18 anos para o Reino Unido.

Esquecem-se que começou a ganhar balúrdios que não conseguimos imaginar, numa idade em que a maioria de nós ainda nem trabalha. Um rapaz dessa idade que decide levar os melhores amigos com ele para lhe fazerem companhia, para lhes dar uma boa vida e para o blindarem de novos amigos interesseiros que aparecem no horizonte sempre que a fama se faz nossa companheira. Alguém que faz isso é inteligente.

Portugal nunca deu valor aos seus heróis corajosos e confiantes. Pelo menos não depois da ditadura. Agora idolatram-se Zé Marias e falsas humildades. O Ronaldo é exemplo disso.

«Porque ele é arrogante em dizer que é o melhor». Ouve-se este tipo de comentários várias vezes. Claramente que as pessoas têm uma noção de humildade retorcida. É como achar mais humilde aquele aluno que aquando da auto avaliação diz que merece um “17” quando teve 20 em todos os testes, só para parecer bem, do que o aluno que diz confiante que merece “20”. Esta é a noção triste de humildade que temos em Portugal.

Para mim, humildade máxima é seres considerado o melhor do mundo, achares-te o melhor do mundo, e mesmo assim no dia a seguir seres o primeiro a chegar ao treino e tentares melhorar apesar de tudo e todos te considerarem o melhor do mundo. Isso é humildade.

É ser-se o melhor, sabê-lo, e ainda assim tentar melhorar todos os dias. «Ai porque ele só quer é pausar e preocupar-se com o cabelo e carros». A grande maioria já anda a gastar o dinheiro dos pais todos os fins de semana nos copos e depois vêm criticar como ele gasta o dinheiro que conquistou apenas e só com o seu suor?

O Sporting tem mérito na formação do jogador e do homem que ele se tornou, mas o mérito é quase todo dele. Dele e da família, que bimba ou não, é muito mais família que as famílias de renome que tratam os filhos por você.”

Se conhece alguém que não gosta deste grande Ser Humano, apresente-lhe este texto para saiba a pessoa que Cristiano Ronaldo foi e é.