Fase de mitigação corresponde à fase mais grave do contágio.

Portugal vai entrar em fase de mitigação da pandemia de Covid-19 já a partir das 00h00 desta quinta-feira. Isto significa que o país deixou de conseguir evitar a propagação do vírus, estando ele já instalado na comunidade e a disseminar-se.

Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, afirmou esta quarta-feira, durante a conferência de imprensa diária sobre a pandemia de Covid-19, que o país entrará na fase de mitigação da doença à meia noite desta quinta-feira, visto que as medidas de contenção se revelaram incapazes de evitar a infeção de um número crescente de portugueses.

“Estamos na fase 3.2. Temos transmissão comunitária. Não é exuberante nem descontrolada, mas existe”, afirmou a diretora-geral da Saúde. A fase de mitigação corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo a fase de contágio mais grave.

A fase 3, a mais elevada, corresponde à fase de mitigação e pressupõe a “presença de casos de Covid-19 em território nacional”, dividindo-se em dois subníveis: nível 3.1. — “cadeias de transmissão em ambientes fechados”; nível 3.2. — “cadeias de transmissão em ambientes abertos”.

Já a partir da meia-noite desta quinta-feira, os hospitais e centros de saúde ter-se-ão que adaptar a novas regras para dar resposta à fase atual da doença no país.

DEIXE A SUA OPINIÃO