fbpx

O caso que está a chocar o mundo: “O pai tentou pô-la dentro da t-shirt para a corrente não a levar”

Julia Le Duc foi o jornalista que tirou recentemente uma fotografia que está a chocar o mundo.

Na fotografia pode ver-se dois corpos de migrantes, Óscar Alberto Martínez Ramírez, o pai, e a filha menor, Valeria. Esta fotografia já lançou novamente o debate sobre a crise migratória na fronteira sul americana.

No domingo, houve um telefonema de emergência sobre uma mulher que estava desesperada no rio onde ela gritava, que a corrente tinha levado a sua filha.

Mais tarde soube-se que o nome da mulher era Vanessa Ávalos. Ela contou às autoridades que eles estavam no México há dois meses e queriam pedir asilo nos EUA. Pediram um visto humanitário [que permitia que eles ficassem e trabalhassem no México por um ano], mas eles queriam o sonho americano – então pegaram um autocarro até a fronteira.

Eles chegaram cedo naquela manhã, e foram direto para a ponte [internacional] para perguntar sobre o pedido de asilo, mas disseram-lhes que o escritório de migração americano estava fechado porque era um fim de semana – e que havia muitas outras pessoas na fila de espera à frente deles.

Há alguns meses, havia cerca de 1.800 pessoas à espera em Matamoros para uma entrevista de asilo. Essa lista baixou agora para 300, contudo há apenas três entrevistas por semana, o que significava que teriam de esperar ainda muito tempo.

Quando a família voltada pela ponte, Martínez olhou para o rio e disse: “Aqui é onde nós vamos cruzar o rio

O pai, cruzou o rio e deixou-a do outro lado, e quando ia regressar para buscar a sua mulher, a filha seguiu-o de volta para a água, e quando ele ia salvá-la, a corrente levou-os aos dois.

Nessa altura, alguém ligou para os serviços de resgate. Naquela zona perto do rio há sempre pessoas a correr e a andar de bicicleta, contudo, as buscas continuaram até depois das 11 da noite, mesmo com barcos e lâmpadas eles não conseguiam encontrá-los.

Na manhã seguinte, eles continuaram à luz do dia e, por volta das 10h15 da manhã, os bombeiros encontraram os dois corpos. “Foi quando tirei as fotos, antes de a cena ser gravada” revela Julia Le Duc.

“Sou repórter de crimes há muitos anos e vi muitos corpos – e muitos afogamentos. O Rio Bravo é um rio muito forte: você acha que é superficial, mas há muitas correntes e redemoinhos.”

Ele morreu a tentar salvar a vida da sua filha.

Esta situação vai mudar alguma coisa? Deveria. Estas famílias não têm nada e estão a arriscar tudo por uma vida melhor. Se cenas como esta não nos fazem pensar de novo – se elas não movem os nossos tomadores de decisão – então a nossa sociedade está num mau caminho.