fbpx

Menino português de 8 anos é campeão mundial de cálculo aritmético

Tem apenas 8 anos de idade e é tão rápido a fazer contas que conquistou, em julho, na China, o título de campeão mundial no Campeonato de Cálculo Aritmético Aloha.

Quando se trata de fazer contas, Gonçalo é mesmo assim. Este miúdo de 8 anos foi em maio campeão nacional de cálculo aritmético (que quer dizer fazer contas) e, agora, no dia 20, conquistou o título de campeão mundial, na China, no Campeonato Aloha.

Ali, Gonçalo foi o mais rápido na sua categoria: conseguiu fazer 70 contas em apenas 3 minutos e 20 segundos! “Não foi difícil, mas estava um bocadinho nervoso”, revela o menino português. “Sou bom aluno e é minha diciplina preferida, mas não ando sempre a fazer contas”, garante.

Na verdade, Gonçalo não percebe por que é que tantos miúdos da sua idade, e mais velhos até, dizem que não gostam de Matemática. “Se calhar, é só porque não estão habituados”, diz-nos.

O gosto pelos números foi crescendo quando começou a frequentar uma atividade extra-curricular dedicada ao cálculo e depressa se percebeu que contas é com ele. Mas tem tempo para se dedicar a outras atividades.

Anda na natação e está a aprender piano e, claro, vê televisão. Adora o Titio Avô, os seus desenhos animados preferidos, e programas sobre ciência e astronomia. Aliás, quando esteve na China para participar no campeonato, pediu aos pais para ir visitar o Museu da Ciência e Tecnologia.




Artigos relacionados