Jovem foi vítima de vítima de choque tóxico provocado por tampão

Uma adolescente de 17 anos perdeu a vida na quinta-feira após complicações relacionadas com a condição rara da síndrome do choque tóxico causada por um tampão.

A jovem de 17 anos, que era da cidade de Somzée, na província de Namur, na Bélgica, morreu na quinta-feira apenas 48 horas depois de detetar os primeiros sintomas, explica Gazet Van Antwerpen.

“A nossa Maëlle, de 17 anos, uma grande desportista, cheia de vida e ambição, deixou-nos em menos de 48 horas devido a um choque séptico causado pelos seus tampões”, disse a mãe de Maëlle ao SudInfo, acrescentando que Maëlle “tinha sido visto por um médico cinco horas após a primeira manifestação dos sintomas.”

Após a morte trágica da sua filha, a mãe de Maëlle pede que as jovens e mulheres sejam melhor informadas sobre a possibilidade de desenvolver a síndrome do choque tóxico a partir do uso de um tampão.

“Informo a todas, mulheres e meninas, que isso pode acontecer. Pense na sua proteção e partilhe essas informações, por favor!”, Disse a mãe de Maëlle.

A síndrome do choque tóxico (TSS) é muito rara, segundo o ginecologista Hendrik Cammu do Hospital Universitário de Bruxelas. “Só vi um caso destes uma vez na minha carreira”, acrescentou Cammu.