As autoridades brasileiras divulgaram um alerta para pais de crianças e adolescentes sobre alguns perfis nas redes sociais que usam para motivar os mais novos a cometer suicídio.

Segundo as autoridades, o perfil com nome de Jonathan Galindo, usa imagens cujas fotos são montagens que se parecem com o personagem ‘Pateta’, da Disney, e estão a assustar os menores com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio.

As autoridades brasileiras avisaram que os primeiros perfis têm publicações em espanhol, contudo, estão a crescer e já há páginas em português.

“Estes perfis têm poucas publicações e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar que eles devolvam, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, audios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio”, explica o agente da polícia civil Ivan de Souza Castilhos, integrante do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional.

Este não é o primeiro caso do género, no ano passado, o assustador personagem Momo aparecia em vídeos infantis onde ensinava, passo a passo, como as crianças deveriam fazer para cortar os pulsos.

O Facebook já estará a investigar o caso de páginas falsas ou com conteúdos que incentivem a automutilação estão sujeitas à remoção, de acordo com as políticas da empresa.

Recorde-se, se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) – 213 544 545

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) – 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) – 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) – 222 080 707

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

DEIXE A SUA OPINIÃO