Processo de demolição do prédio Coutinho já começou com 9 moradores lá dentro

Os trabalhos de desconstrução das frações desocupadas no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começaram esta sexta-feira às 08:30 pela Sociedade VianaPolis. No interior do edifício permaneceram nove moradores que se recusam a abandonar as suas habitações.

Um dos moradores do quinto andar teve de ser assistido pelo INEM após uma indisposição. Os restantes moradores  assistem aos trabalhos de demolição da infraestrutura pelas suas janelas.

O advogado dos moradores, Magalhães Santana, revelou à imprensa que esta ação de demolição é completamente ilegal e que já contactou as autoridades e a Ordem dos Advogados. Além disso, o advogado revelou ainda que os últimos nove moradores estão a ser impedidos de assistência jurídica e que isso se trata de uma infração clara da Constituição.

O advogado foi impedido, por duas vezes, de entrar no edifício por agentes da Polícia de Segurança Pública e pela segurança privada contratada pela VianaPolis.

Foi instalado um perímetro de segurança em redor do edifício, sendo que esta quinta-feira o mesmo foi alargado. No exterior do prédio podem ouvir-se marteladas que vêm do seu interior – composto por um total de 105 frações.

O Edifício Jardim, também conhecido no local como prédio Coutinho, tem demolição prevista desde o ano de 2000. No entanto a batalha judicial iniciada pelos morados conseguiu adiar essa demolição. Está prevista a construção de um novo mercado municipal da cidade de Viana do Castelo no local onde o prédio se encontra.

A sociedade VianaPolis, informou, esta quarta-feira, que irá avançar com queixas-crime por desobediência a ordem legítima confirmada judicialmente contra os últimos nove moradores que se recusam a abandonar o prédio. Ainda no mesmo dia, o advogado dos residentes, revelou que o tribunal aceitou a ação de intimação pela defesa dos direitos, liberdades e garantias dos últimos moradores do edifício. A ação de despejo do prédio Coutinho começou esta segunda-feira.