Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou o número de distritos em alerta vermelho devido à passagem da depressão Bárbara.

Para além dos distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Portalegre que a partir do meio-dia desta terça-feira vão estar sob alerta vermelho por causa do mau tempo, também os distritos de Évora, Faro e Beja se vão juntar à lista.

O alerta vermelha para estes oito distritos estará em vigor entre as 12h00 e as 18h00 desta terça-feira, revela o IPMA. Com a passagem da depressão Bárbara, prevê-se chuva muito forte e persistente, ocasionalmente acompanhada de trovoada.

Há ainda a probabilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras mais altas do país. Espera-se ainda muita agitação marítima, com especial atenção na costa da região sul.

Relembre-se que este alerta vermelho corresponde a uma situação meteorológica muito adversa e de risco extremo. É recomendado que as pessoas sigam todas as orientações da proteção civil.