Depressão “Amelie” está a chegar a Portugal. Prepare-se para chuva intensa e ventos fortes

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação intensa e ventos fortes a partir do final da tarde deste sábado, em especial no litoral Norte e Centro e terras altas, devido à passagem da depressão “Amelie” pelo nosso país.

A depressão “Amelie” deverá passar por Portugal continental já este fim de semana até segunda-feira, dia 4 de novembro. Às 21 horas desta sexta-feira, a depressão encontrava-se centrada a sul da Islândia e em deslocamento para leste-sudeste, em direção ao Golfo da Biscaia.

De acordo com o comunicado emitido pelo IPMA, a depressão Amelie deverá passar em Portugal continental e “não deverá ter impacto significado no estado da meteorologia”, prevendo-se a ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final da tarde desde sábado no litoral Norte e Centro e nas terras altas.

A acumulação de precipitação não deverá ser suficiente para atingir valores correspondentes ao aviso amarelo, no entanto, as rajadas de vento máximas nas terras altas poderão alcançar intensidades até 90 km/h. Este valor está no limiar mais baixo do aviso amarelo, mas pode vir a ser emitido esse aviso para as respetivas regiões.

As zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com agitação marítima forte e consequente emissão de aviso Amarelo a norte do Cabo Raso para o dia 3 de novembro.

Em Lisboa, capital portuguesa, os termómetros vão variar entre os 17 e os 20 graus. No Porto, as temperaturas oscilarão entre os 14 e os 18 graus.

O distrito mais frio este sábado, com temperaturas a variar entre os 9 e os 13 graus, é a Guarda.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Sagres e Faro) e as máximas entre os 13 (na Guarda) e os 23 (em Faro).

A Madeira vai registar céu nublado com nuvens altas e máximas a rondar os 26 graus Celsius para o Funchal e 25 para Porto Santo.

No arquipélago dos Açores, o céu encontra-se parcialmente nublado, com as temperaturas máximas a oscilarem entre os 20 graus Celsius para Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo e os 26 para Ponta Delgada e as mínimas entre os 16 e os 21.




Artigos relacionados