Definidas novas regras nos cinco concelhos mais afetados de Lisboa pelo coronavírus.

António Costa esteve esta segunda-feira reunido com os presidentes dos cinco concelhos de Lisboa mais afetados pela pandemia. Foram definidas novas regras, bem como a manutenção do estado de calamidade desses municipios.

O primeiro ministro anunciou que foram identificadas 15 freguesias pertencentes aos cinco concelhos de Lisboa mais afetados pela pandemia de Covid-19 – onde são registados mais casos positivos diários.

A reunião durou cerca de quatro horas e contou com a presença de Fernando Medina, Basílio Horta, Carla Tavares, Hugo Martins e Bernardino Soares. Presidentes dos municípios de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, respectivamente.

Após a reunião, António Costa anunciou várias medidas a aplicar nesses concelhos, como a proibição de ajuntamentos de mais de 10 pessoas, o encerramento de todos os estabelecimentos até às oito da tarde, com exceção de restaurantes com serviços de refeições.

É ainda proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Todos os centros comerciais daquelas zonas deverão ser alvo de uma maior fiscalização no número de pessoas que circulam dentro desses espaços.

Também as autoridades vão reforçar a vigilância das ruas.