fbpx

Água do mar no Algarve atinge temperaturas tropicais

Depois de um verão com a temperatura da água do mar abaixo dos 20ºC na maior parte da zona costeira portuguesa, a temperatura do mar ronda agora temperaturas tropicais na costa algarvia.

Esta quarta-feira a temperatura da água variou entre os 25 e os 27ºC em grande parte da costa algarvia.

Também fora de água se verificam temperaturas elevadas, e algum vento forte, sobretudo nas regiões norte e centro do país. É este o cenário para os próximos dias traçado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista Paula Leitão explica que os termómetros vão manter-se acima dos 30ºC até ao final da semana.

“A temperatura vai manter-se alta e amanhã prolongam-se alguns avisos de tempo quente. A situação na região norte e centro é particularmente gravosa, com rajadas que vão até aos 70 quilómetros por hora, sobretudo nas noites de hoje e amanhã (sexta-feira)”, explica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta vermelho para 13 distritos do centro e norte do país, devido às temperaturas elevadas previstas para os próximos dias e risco agravado de incêndios.

O alerta vermelho, o mais elevado da escala, vigora até às 23h59 de domingo.

Os 13 distritos abrangidos pelo alerta vermelho são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.




Artigos relacionados